Fazendo uma analogia simples, o sistema de arquivos seria algo próximo a uma teia de aranha. Onde o HD ou dispositivo de armazenamento é dividido em diversos pedaços afim de ser possível alocar dados, que o sistema operacional precisa para ser instalado e alocar informações.
Sem estender muito, junto dos sistemas de arquivos temos as partições, no Windows se identificam como volumes e em sistemas Linux planos de montagem. Uma partição em Windows pode ser identificada como c:\ no Linux o “/”.
Sistemas Microsoft são compatíveis com sistemas: Fat, Fat32 e Ntfs.
Sistema em Linux e Unix são compatíveis com sistemas: ext3, ext4, reiserfs, zfs, ufs e demais. Sistema Windows são suportados nativamente por sistema Linux e Unix.
Junto do sistema de arquivos é importante considerar a sua aplicação. Uma consideração importante para servidores de NFe (notas fiscais eletrônicas) é viável utilizar o menor tamanho de bloco disponível do sistema de arquivos. Pois devido a pequeno tamanho um arquivo xml de 1kb em sistemas com blocos de 4kb, vão alocar 4kb invés de somente 1kb.
Sistema de arquivos como o ZFS, desde que bem configurados, contam com recursos adicionais a exemplo de snapshot.
Para saber qual o melhor sistema de arquivos é necessário realizar testes e benchmarks. Ainda algumas aplicações e sistemas sugerem a aplicação ou utilização de determinados sistemas.
Tão importante quanto saber como escolher o melhor sistema de arquivos é projetar o crescimento dos dados e certificar que seu conjunto de discos vai suportar o crescimento dos dados, banco de dados, etc.
Dica: É recomendável, devido a limitação de alguns aparelhos, que pen-drives utilizados para reprodução de arquivos de música, mp3, desde que não sejam maiores que 32GB, estejam no formato fat32.
Entre em contato conosco que iremos atendê-lo.
Curta Nossa FanPage: http://www.facebook.com/advantageinformatica